Por Paige Geiger, Coordenadora dos cursos do Centro de Esucação Montessori de São Paulo
Gabriel escreveu um post ponderado sobre os motivos de se fazer um curso de treinamento Montessori. Me ocorreu em quantos níveis podemos considerar esta escolha. Quando eu entrevisto professores e estudantes universitários, profissionais interessados e o pessoal de serviços especiais, eu pergunto: “Por que estudar métodos montessorianos?” As respostas dos alunos me desafiam a pensar sobre como essa experiência e o significativo compromisso de trabalho presente neste curso irá contribuir para os diversos trabalhos que estão acontecendo com e em nome das crianças no Brasil. O objetivo deste programa de treinamento é alcançar professores e profissionais onde estejam hoje e mudar e aperfeiçoar uma nova visão sobre como as crianças aprendem. Cursos educacionais proliferam, mas não é comum encontrar uma metodologia e filosofia tão completa, profunda e eficiente quanto a proposta de Montessori. Nós do CEMSP percebemos que nem todos os estudantes de Montessori terão o privilégio de trabalhar em um ambiente Montessori autêntico no Brasil, pelo menos por enquanto. Mas, o nosso objetivo é mudar a educação, oferecendo alternativas ao status quo e influenciando todo o ensino com a pedagogia montessoriana, adequada ao desenvolvimento infantil, como já foi pesquisado e comprovado na prática. Com nosso progresso, nós esperamos ver maiores oportunidades para a prática montessoriana em salas de aula Montessori vindas dos nossos alunos. É emocionante ver que alguns profissionais do método Montessori já seguiram em frente para implementar a pedagogia Montessori em programas do setor público. Este é o objetivo do nosso trabalho: realmente influenciar tantas mentes e espíritos jovens quanto possível com os ensinamentos ricos de uma pedagogia científica singular. Um exemplo de possibilidades para a aplicação de Montessori é Camaquã (RS), onde há um programa público para a infância com a formação continuada de professores e um grupo de mentores comprometidos com este desafio. Veja o site: http://www.camaqua.rs.gov.br/003/00301009.asp?ttCD_CHAVE=236588 Outro bom exemplo de nosso trabalho é Nieke Coppelmans-Eussen, uma instrutora para CEMSP, que oferece orientação e ensino em algumas comunidades carentes de Campinas. Com materiais feitos à mão e sessões realizadas aos sábados, Nieke tem sido capaz de influenciar a vida de centenas de crianças. Solicitamos aos nossos leitores nos informar de mais programas no setor público e atualizar a informação daqueles já mencionados aqui. Estamos ansiosos para começar uma nova rodada de cursos. Comecamos olhando para nossa prática e nossas crenças, para estarmos abertos, para visualizarmos as crianças e fazermos a diferença para cada uma delas. Qual você imagina ser a sua contribuição? - “De tal responsabilidade nasce o dever de estudar e penetrar, com profundidade ciêntifica, as necessidades psíquicas da criança, preparando-lhe o ambiente necessário à vida.” (Maria Montessori)
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AutoresGabriel M Salomão foi aluno de uma escola montessoriana por doze anos. Hoje, realiza seu doutorado sobre o Método Montessori e difunde o método para escolas e famílias. Escreve sobre educação montessoriana aqui e no Lar Montessori. Arquivos
Fevereiro 2018
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