Gabriel escreveu um post ponderado sobre os motivos de se fazer um curso de treinamento Montessori. Me ocorreu em quantos níveis podemos considerar esta escolha. Quando eu entrevisto professores e estudantes universitários, profissionais interessados e o pessoal de serviços especiais, eu pergunto: “Por que estudar métodos montessorianos?” As respostas dos alunos me desafiam a pensar sobre como essa experiência e o significativo compromisso de trabalho presente neste curso irá contribuir para os diversos trabalhos que estão acontecendo com e em nome das crianças no Brasil.
O objetivo deste programa de treinamento é alcançar professores e profissionais onde estejam hoje e mudar e aperfeiçoar uma nova visão sobre como as crianças aprendem. Cursos educacionais proliferam, mas não é comum encontrar uma metodologia e filosofia tão completa, profunda e eficiente quanto a proposta de Montessori.
Nós do CEMSP percebemos que nem todos os estudantes de Montessori terão o privilégio de trabalhar em um ambiente Montessori autêntico no Brasil, pelo menos por enquanto. Mas, o nosso objetivo é mudar a educação, oferecendo alternativas ao status quo e influenciando todo o ensino com a pedagogia montessoriana, adequada ao desenvolvimento infantil, como já foi pesquisado e comprovado na prática. Com nosso progresso, nós esperamos ver maiores oportunidades para a prática montessoriana em salas de aula Montessori vindas dos nossos alunos.
É emocionante ver que alguns profissionais do método Montessori já seguiram em frente para implementar a pedagogia Montessori em programas do setor público. Este é o objetivo do nosso trabalho: realmente influenciar tantas mentes e espíritos jovens quanto possível com os ensinamentos ricos de uma pedagogia científica singular.
Um exemplo de possibilidades para a aplicação de Montessori é Camaquã (RS), onde há um programa público para a infância com a formação continuada de professores e um grupo de mentores comprometidos com este desafio. Veja o site: http://www.camaqua.rs.gov.br/003/00301009.asp?ttCD_CHAVE=236588
Outro bom exemplo de nosso trabalho é Nieke Coppelmans-Eussen, uma instrutora para CEMSP, que oferece orientação e ensino em algumas comunidades carentes de Campinas. Com materiais feitos à mão e sessões realizadas aos sábados, Nieke tem sido capaz de influenciar a vida de centenas de crianças.
Solicitamos aos nossos leitores nos informar de mais programas no setor público e atualizar a informação daqueles já mencionados aqui.
Estamos ansiosos para começar uma nova rodada de cursos. Comecamos olhando para nossa prática e nossas crenças, para estarmos abertos, para visualizarmos as crianças e fazermos a diferença para cada uma delas. Qual você imagina ser a sua contribuição?
-
“De tal responsabilidade nasce o dever de estudar e penetrar, com profundidade ciêntifica, as necessidades psíquicas da criança, preparando-lhe o ambiente necessário à vida.” (Maria Montessori)