Curso de Formação de Professor Montessori para turmas de 3 a 6 anos
Curso Presencial
Nossa Visão:
É oferecer uma formação inovadora que modifique a perspectiva profissional dos educadores, permitindo-lhes compreender melhor o processo de aprendizagem das crianças.
Nossa Missão:
Consideramos a formação de professores da primeira infância como uma responsabilidade profissional primordial. Nosso objetivo é proporcionar uma formação especializada centrada no desenvolvimento humano e na aprendizagem durante os primeiros anos de vida das crianças. Reconhecemos a filosofia e metodologia de Montessori como fundamentais para alcançar esse objetivo. Nosso foco principal é no desenvolvimento de professores capacitados no entendimento do desenvolvimento infantil, capazes de refletir sobre sua prática profissional e dotados de um amplo conhecimento da filosofia e prática Montessori.
Nossos Valores:
Servirão como guias fundamentais para nós enquanto cumprimos com nossa visão e missão.
Inovação: Comprometemo-nos a buscar constantemente estudos e pesquisas sobre o desenvolvimento humano para melhorar a formação dos educadores sobre o desenvolvimento das crianças.
Excelência: Buscamos a excelência em tudo o que fazemos, desde a seleção de professores qualificados até o fornecimento de materiais e recursos de alta qualidade para nossos participantes.
Empatia: Valorizamos a compreensão das necessidades individuais de cada cursista, promovendo um ambiente de apoio e respeito mútuo.
Colaboração: Reconhecemos a importância da colaboração entre equipe, cursistas e comunidade para criar um ambiente de aprendizagem eficaz e inclusivo.
Reflexão: Encorajamos a reflexão contínua sobre a prática profissional e autoconhecimento, incentivando os educadores a analisar e melhorar constantemente suas abordagens entre seus pares.
Público-alvo:
O curso destina-se a professores graduados em Educação Infantil ou Ensino Fundamental, pedagogos, diretores e coordenadores escolares, incluindo especialistas nas áreas da infância, docentes, pesquisadores e potenciais multiplicadores. É pré-requisito possuir ensino superior completo e participar do Processo Seletivo para ingresso no curso.
Certificação:
O Curso de Formação Montessori do CEMSP está reconhecido pela Montessori Accreditation Council for Teacher Education (MACTE). Com o curso, estágio e todo o trabalho concluído, o aluno receberá um selo do MACTE, reconhecido nos Estados Unidos e globalmente.
A creditação MACTE trabalha para promover uma educação Montessori de qualidade para todos, garantindo que os professores sejam competentes, atenciosos e qualificados. O público tem a garantia de que as competências e experiências práticas do MACTE cobrem os conhecimentos e habilidades essenciais necessários para liderar em um Ambiente Montessori. MACTE é o órgão internacional de formação e credenciamento de educadores Montessori reconhecido pelo Secretaria de Educação dos EUA desde 1995.
Veja mais: www.macte.org.
Para contato: Montessori Accreditation Council for Teacher Education, 420 Park Street, Charlottesville, VA 22902. Telefone: (434) 202-7793, [email protected].
Com o curso, estágio e trabalhos completados, o aluno também receberá o certificado reconhecido pela Organização Montessori do Brasil (OMB).
Veja mais: www.omb.org.br contato: [email protected]
Para obtenção do certificado de conclusão do curso, exige-se presença de 90% das horas/aula.
Curso sem estágio receberá um atestado de horas/aula de curso acadêmico.
Curso Presencial
Nossa Visão:
É oferecer uma formação inovadora que modifique a perspectiva profissional dos educadores, permitindo-lhes compreender melhor o processo de aprendizagem das crianças.
Nossa Missão:
Consideramos a formação de professores da primeira infância como uma responsabilidade profissional primordial. Nosso objetivo é proporcionar uma formação especializada centrada no desenvolvimento humano e na aprendizagem durante os primeiros anos de vida das crianças. Reconhecemos a filosofia e metodologia de Montessori como fundamentais para alcançar esse objetivo. Nosso foco principal é no desenvolvimento de professores capacitados no entendimento do desenvolvimento infantil, capazes de refletir sobre sua prática profissional e dotados de um amplo conhecimento da filosofia e prática Montessori.
Nossos Valores:
Servirão como guias fundamentais para nós enquanto cumprimos com nossa visão e missão.
Inovação: Comprometemo-nos a buscar constantemente estudos e pesquisas sobre o desenvolvimento humano para melhorar a formação dos educadores sobre o desenvolvimento das crianças.
Excelência: Buscamos a excelência em tudo o que fazemos, desde a seleção de professores qualificados até o fornecimento de materiais e recursos de alta qualidade para nossos participantes.
Empatia: Valorizamos a compreensão das necessidades individuais de cada cursista, promovendo um ambiente de apoio e respeito mútuo.
Colaboração: Reconhecemos a importância da colaboração entre equipe, cursistas e comunidade para criar um ambiente de aprendizagem eficaz e inclusivo.
Reflexão: Encorajamos a reflexão contínua sobre a prática profissional e autoconhecimento, incentivando os educadores a analisar e melhorar constantemente suas abordagens entre seus pares.
Público-alvo:
O curso destina-se a professores graduados em Educação Infantil ou Ensino Fundamental, pedagogos, diretores e coordenadores escolares, incluindo especialistas nas áreas da infância, docentes, pesquisadores e potenciais multiplicadores. É pré-requisito possuir ensino superior completo e participar do Processo Seletivo para ingresso no curso.
Certificação:
O Curso de Formação Montessori do CEMSP está reconhecido pela Montessori Accreditation Council for Teacher Education (MACTE). Com o curso, estágio e todo o trabalho concluído, o aluno receberá um selo do MACTE, reconhecido nos Estados Unidos e globalmente.
A creditação MACTE trabalha para promover uma educação Montessori de qualidade para todos, garantindo que os professores sejam competentes, atenciosos e qualificados. O público tem a garantia de que as competências e experiências práticas do MACTE cobrem os conhecimentos e habilidades essenciais necessários para liderar em um Ambiente Montessori. MACTE é o órgão internacional de formação e credenciamento de educadores Montessori reconhecido pelo Secretaria de Educação dos EUA desde 1995.
Veja mais: www.macte.org.
Para contato: Montessori Accreditation Council for Teacher Education, 420 Park Street, Charlottesville, VA 22902. Telefone: (434) 202-7793, [email protected].
Com o curso, estágio e trabalhos completados, o aluno também receberá o certificado reconhecido pela Organização Montessori do Brasil (OMB).
Veja mais: www.omb.org.br contato: [email protected]
Para obtenção do certificado de conclusão do curso, exige-se presença de 90% das horas/aula.
Curso sem estágio receberá um atestado de horas/aula de curso acadêmico.
ESTRUTURA GERAL DO CURSO:
Fase estágio: janeiro 2025 – janeiro 2026
Fase/Módulo 1 - 90 horas (segunda a sábado, das 8h às 18h)
Fase/Módulo 2 - 90 horas (segunda a sábado, das 8h às 18h)
Fase/Módulo 3 – 90 horas (segunda a sábado, das 8h às 18h)
Uma tabela com datas, horários e os conteúdos de cada disciplina estão disponíveis no site do aluno: https://alunos.metodomontessori.com.br no início de cada módulo.
As aulas serão ministradas em grupos de até 45 alunos. Quando possível, as apresentações serão divididas em grupos de até 25 alunos.
A ficha de inscrição estará disponível na aba de processo seletivo e investimento
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSebyPJKEjalHVmS8b9xJfChegUUCEWVrl4DwXr2yqDuSdHaw/viewform?usp=pp_url
A vaga no curso só será garantida após a aprovação no processo seletivo por meio de e-mail com a convocação para matrícula e, posteriormente, o recebimento do comprovante de pagamento.
O comprovante de pagamento (identificado pelo nome do aluno) deve ser enviado para: [email protected]
Professores/Palestrantes
Coordenadores:
Sergio Portela e Simone Tartuce
Fase estágio: janeiro 2025 – janeiro 2026
Fase/Módulo 1 - 90 horas (segunda a sábado, das 8h às 18h)
- 10 horas de observação de classes e reflexões sobre a sala de aula
- 40 horas de aulas teóricas: desenvolvimento da criança, teorias de aprendizagem, filosofia montessoriana, histórico do ensino infantil, técnicas de observação na sala de aula, autoconhecimento.
- 30 horas de técnicas em currículo: vida prática, educação sensorial, artes
- 10 horas de trabalho prático e análise de material de ensino
Fase/Módulo 2 - 90 horas (segunda a sábado, das 8h às 18h)
- 10 horas de observação de classes e reflexões sobre a sala de aula
- 20 horas de aulas teóricas, administração de classe, autoconhecimento
- 8 horas de técnicas em currículo: educação musical
- 42 horas de técnicas em currículo: linguagem e matemática
- 10 horas de trabalho prático e análise de material de ensino
Fase/Módulo 3 – 90 horas (segunda a sábado, das 8h às 18h)
- 10 horas de observação de classes e reflexões sobre a sala de aula (durante e depois das aulas presenciais)
- 20 horas de aula teórica: filosofia montessoriana, fases de desenvolvimento, administração de classe, autoconhecimento
- 50 horas de técnicas em currículo: história, geografia, ciências e desenvolvimento motor
- 10 horas de trabalho prático e análise de material de ensino (durante e depois das aulas presenciais)
Uma tabela com datas, horários e os conteúdos de cada disciplina estão disponíveis no site do aluno: https://alunos.metodomontessori.com.br no início de cada módulo.
As aulas serão ministradas em grupos de até 45 alunos. Quando possível, as apresentações serão divididas em grupos de até 25 alunos.
A ficha de inscrição estará disponível na aba de processo seletivo e investimento
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSebyPJKEjalHVmS8b9xJfChegUUCEWVrl4DwXr2yqDuSdHaw/viewform?usp=pp_url
A vaga no curso só será garantida após a aprovação no processo seletivo por meio de e-mail com a convocação para matrícula e, posteriormente, o recebimento do comprovante de pagamento.
O comprovante de pagamento (identificado pelo nome do aluno) deve ser enviado para: [email protected]
Professores/Palestrantes
Coordenadores:
Sergio Portela e Simone Tartuce
O CEMSP é uma organização com oportunidades não discriminatórias. O CEMSP não discrimina com base em raça, cor, religião, origem nacional, sexo, idade ou deficiência na admissão, emprego ou o acesso às seus programas e atividades.