O livro Mente Absorvente foi uma das últimas obras de Maria Montessori. O livro foi composto a partir das palestras concedidas por Montessori em Ahmedabad, Índia, ao longo do primeiro curso de treinamento de professores ministrados durante sua longa estada de sete anos no país, em decorrência da Segunda Grande Guerra. Passei um ano em companhia de Mente Absorvente. É o livro mais belo de Montessori, no que diz respeito à sua poesia, à sua escrita e às relações estabelecidas por ela entre a personalidade infantil, o desenvolvimento da criança e aspectos da biologia, da sociologia e da arte. O apelo social do livro é fortíssimo, e de fato nos comove a percepção de Montessori de que o método científico que desenvolveu para a pedagogia dos Lares das Crianças era, na verdade, a semente de uma imensa revolução. Ela disse, em Mente Absorvente: 1. "É uma revolução que pregamos quando falamos de educação. É uma revolução, porquanto tudo o que conhecemos será transformado. De fato, considero-a a última revolução. [...] A nova educação é uma revolução, mas sem violência. É a revolução não-violenta. Depois dela, se triunfar, a revolução violenta será, para sempre, impossível". Para fundamentar a ideia de que a revolução proposta por si é a maior e a última, Montessori compõe uma obra de alta complexidade, na qual comunica, senão toda, boa parte da base teórica de seu método e o embasamento científico necessário para a prática pedagógico-científica que traz à luz. Seleções são sempre muito pessoais, mas esse post traz dez citações de Mente Absorvente que tenho vontade de carregar no bolso, porque trazem pérolas da Pedagogia Científica. Se você já leu o livro, talvez tenha a sua seleção de frases favoritas, e seria muito agradável saber quais foram as melhores para você, nos comentários deste texto. 2. Descobrimos então que a atividade individual é o único fator que estimula e produz o desenvolvimento, e que isso não é mais verdadeiro para as crianças pequenas do que para as mais velhas e os adolescentes. 3. Decorre que o recém nascido deve fazer uma parte de seu trabalho formativo que corresponde, na esfera psicológica, àquele feito pelo embrião na esfera física. [...] O ser humano parece ter dois períodos embrionais. Um é pré-natal, como o dos outros animais; o outro é pós-natal, e só o ser humano o tem. 4. Essa é a verdadeira perspectiva pela qual devemos enxergar a criança. Essa é sua importância. Ela torna tudo possível. Sobre seu trabalho repousa a civilização. Por isso é que devemos oferecer à criança o auxílio de que necessita, e estarmos a seu serviço, para que não tenha de caminhar sozinha. 5. O sistema vegetativo [nome dado ao sistema nervoso] propicia o bem estar humano e nos permite aproveitar o melhor da saúde. Mas temos de pensar de forma distinta sobre o sistema nervoso. Ele nos dá a beleza de nossas impressões, a perfeição de nosso pensamento. É a fonte de toda inspiração. 6. [Sobre a normalização] É o mais importante resultado singular de todo o nosso trabalho. 7. A verdadeira liberdade é uma consequência do desenvolvimento. [...] As crianças em nossas escolas são livres, mas isso não significa que não haja organização. De fato, a organização é necessária. E se as crianças são livres para trabalhar, deve ser ainda mais completa do que nas escolas comuns. 8. O maior perigo está em nossa ignorância. Sabemos encontrar pérolas em conchas de ostras, ouro nas montanhas e carvão nas vísceras da terra. Mas somos ignorantes dos germes espirituais, a nebulosa criativa que a criança oculta em si quando entra em nosso mundo para renovar a humanidade. 9. O professor, quando começa a trabalhar em nossas escolas, precisa ter uma forma de fé de que a criança vai se revelar pelo trabalho. 10. De todas as coisas, o amor é a mais potente. [...] O estudo do amor e seu uso nos levará à fonte da qual ele brota: A Criança. Esse é o caminho que a humanidade deve seguir em sua angústia e seu cuidado se, como suas aspirações apontam, ela deseja alcançar a salvação e a união do gênero humano. Espero que o conjunto de citações acima tenha inspirado você a ler a obra completa. Na lista está a seleção mínima das melhores máximas. Há muito, muito mais no livro. Você pode, se quiser, pensar em nossa lista como o brilho da lua sobre o mar - o mar, claro, é o Mente Absorvente completo.
Peço licença para dizer que ao longo de 2013 foram realizadas exposições e debates sobre todos os capítulos do livro Mente Absorvente pelo Lar Montessori, disponíveis no YouTube sob o título genérico de "Círculo de Estudos em Montessori" - em nada os vídeos substituem a leitura da obra, mas talvez lhe sirvam como companhia ao longo das descobertas que você certamente fará, ao explorar o que talvez seja a obra prima de Maria Montessori. Se você estará conosco no Módulo II do curso do CEMSP, que se inicia em alguns dias, então as citações acima já lhe são, certamente, familiares, e ficam como um convite a uma releitura dos capítulos que mais falaram à sua mente e ao seu coração. A você, até breve.
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AutoresGabriel M Salomão foi aluno de uma escola montessoriana por doze anos. Hoje, realiza seu doutorado sobre o Método Montessori e difunde o método para escolas e famílias. Escreve sobre educação montessoriana aqui e no Lar Montessori. Arquivos
Fevereiro 2018
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