Centro de Educação Montessori de São Paulo
  • Home
    • FAQs
  • Curso de Formação
  • Investimento Julho 2022
  • Blog
  • Contatos
    • Entre em Contato
    • Rede Escolas
  • Manual do Estudante
  • Localização do curso

Sobre Interpretações de Montessori

20/2/2018

1 Comentário

 
Este texto foi publicado em minha página pessoal de Facebook há alguns dias. Ele teve mais repercussão do que eu imaginei que teria e trouxe mais reflexão do que eu achei que traria. Compartilho agora aqui para que possamos discutir a ideia e as consequências dela, e possamos usar o espaço dos comentários para manter o diálogo aberto.

É sempre impossível separar nossas interpretações de Montessori daquilo que Montessori disse. Nós nunca lemos o que ela disse, lemos o que podemos entender, o que faz sentido para nós, e portanto lemos interpretando.

Isso não está errado, não é uma falha e não é crime. Mas isso leva a três consequências importantes.

Primeiro, nós precisamos falar o que pensamos que Montessori é. Se somos professores, pesquisadores ou gestores montessorianos, precisamos estar com outros montessorianos e dizer o que achamos que Montessori é. O que achamos que liberdade é. O que achamos que material é. Nós precisamos FALAR porque quando falarmos, vamos ver a reação do outro, e aí vamos saber se todos compartilham de nossa interpretação ou se...

...só aqueles que convivem conosco...

...só aqueles que nos ouvem muito...

...só aqueles que trabalham para nós...

...só nossos alunos de formação...

​...só aqueles que se formaram no mesmo curso que nós...

compartilham de nossa opinião. Nesse caso, vale a pena pensar. Sua interpretação pode ser diferente da de outra pessoa e estar certa. Mas é importante você saber de outras interpretações.

Segundo, é fundamental reler Montessori. Podemos ler livros de outros autores, apostilas, manuais, blogs, assistir a vídeos e seguir páginas. Mas é fundamental reler Montessori. Ler e reler. Não porque lá esteja a verdade universal, mas porque reler Montessori à luz de novas experiências nos mostra ângulos que não víamos de Montessori e ângulos que não víamos da criança.

Terceiro, é importante ouvir. É importante ler outras interpretações, escutar outras interpretações, assistir outras interpretações. O fato de alguém pensar, dizer ou fazer Montessori diferente de você não quer dizer que é pior - veja bem, PODE SER, mas não necessariamente é. Pode ser, e frequentemente É, que ouvindo outras interpretações você mude a sua.

A Association Montessori Internationale acaba de reconhecer oficialmente, em um encontro nos Estados Unidos, que interpretações rígidas mantidas por muito tempo estavam levando Montessori à decadência, à irrelevância e ao desaparecimento. E vão reinterpretar agora. Se a AMI, que tem um histórico de seriedade e rigidez intelectual, está fazendo isso, nós todos podemos fazer. Mais. Todos nós temos o dever de fazer.
1 Comentário

    Autores

    Gabriel M Salomão foi aluno de uma escola montessoriana por doze anos. Hoje, realiza seu doutorado sobre o Método Montessori e difunde o método para escolas e famílias. Escreve sobre educação montessoriana aqui e no Lar Montessori.

    Arquivos

    Fevereiro 2018
    Novembro 2017
    Agosto 2017
    Junho 2017
    Fevereiro 2017
    Dezembro 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Fevereiro 2016
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Maio 2015
    Fevereiro 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Novembro 2014
    Outubro 2014
    Setembro 2014
    Março 2014
    Janeiro 2014
    Dezembro 2013
    Novembro 2013
    Outubro 2013
    Setembro 2013
    Agosto 2013
    Julho 2013
    Junho 2013
    Maio 2013
    Abril 2013
    Março 2013
    Fevereiro 2013

    Categorias

    Todos

    Feed RSS

Picture
Imagem

A MACTE Accredited Program

​www.macte.org
420 Park Street 
Charlottesville, Virginia 22902