Notícias do Curso de Formação CEMSP
O próximo curso começará em janeiro de 2023. As inscrições abrirão dia 30 de julho de 2022.
Veja mais detalhes sobre o processo de admissões nesta página e no Manual do Estudante.
Fique atento ao site para mais informações sobre o curso.
click here for access to English
Curso de Formação
na Educação Montessori e Desenvolvimento Infantil (idades: 3 a 6 anos)
Este curso de formação do Centro de Educação Montessori de São Paulo foca na educação infantil, idades 3 a 6 anos. O curso está reconhecido pelo Montessori Accreditation Council For Teacher Education, MACTE, nos Estados Unidos. Procure mais informação a respeito no site: www.macte.org. Este curso é reconhecido pela Organização Montessori do Brasil (OMB), www.omb.org.br. O CEMSP também tem parceria com o Instituto Singularidades oferecendo certificado de curso de extensão..
Este curso é presencial.
Veja mais no Manual do Estudante.
Nossa Visão
... proporcionar um curso de formação inovadora que transforma o olhar e perspectiva profissional dos educadores sobre como crianças aprendem.
Nossa Missão:
O CEMSP considera a formação de professores da primeira infância uma responsabilidade profissional. Nosso objetivo: oferecer uma formação especializada para professores, focada no desenvolvimento humano e na aprendizagem nos primeiros anos da infância. Nós vemos a filosofia e a metodologia de Montessori como o caminho para esse fim. O foco prioritário de nosso trabalho é na formação de professores educados no desenvolvimento humano, reflexivo em sua prática e que têm um profundo conhecimento da filosofia e prática Montessori.
Vagas são limitadas e inscrições estão feitas através do site. Preferência de contato é por email pelo "contato." no site.
Público Alvo
Professores formados para a Educação Infantil ou o Ensino Fundamental; pedagogos e coordenadores.
Datas do curso de 2021/22: Fase 1: 5 - 17 de julho 2021
Fase 2: 3 - 15 de janeiro 2022
Fase 3: 4 - 16 de julho 2022
Investimento por módulo do curso: veja no menú Investimento.
Estrutura Geral do Curso: Todas as fases acontecem durante as férias escolares de janeiro e julho. As 3 fases do curso e um estágio de 400 horas são necessários para completar o curso.
Fase 1 - 100 horas, duas semanas de segunda a sábado, das 8h às 18h
12 horas de observação de classes e reflexões sobre a sala de aula
44 horas de aulas teóricas: desenvolvimento da criança, teorias de aprendizagem, filosofia montessoriana, histórico do ensino infantil,
técnicas de observação na sala de aula
34 horas de técnicas em currículo: vida prática, educação sensorial, artes
10 horas de trabalho prático com material de ensino
Fase 2 – 100 horas, duas semanas de segunda a sábado, das 8h às 18h
12horas de observação de classes e reflexões sobre a sala de aula
24 horas de aulas teóricas, administração de classe, autoconhecimento, filosofia da educação Montessori
6 horas de técnicas em currículo: educação musical
48 horas de técnicas em currículo: linguagem e matemática
10 horas de trabalho prático com material de ensino
Fase 3 – 100 horas, duas semanas de segunda a sábado, das 8h às 18h
12 horas de observação de classes e reflexões sobre a sala de aula
25 horas de aula teórica: filosofia Montessoriana, fases de desenvolvimento, administração de classe, autoconhecimento
53 horas de técnicas em currículo: história, geografia, ciências e desenvolvimento motor
10 horas de trabalho prático com material de ensino e matemática avançada
Estágio:
O estudante precisa completar um estágio de 400 horas, dentro de uma sala de Educação Infantil Montessoriana aprovada pela direção do curso. Um diário de observações será entregue pelo estagiário mensalmente durante o transcurso do estágio.
Outros trabalhos exigidos:
Trabalhos de leitura, reflexão, observação de escolas, confecção de materiais e a confecção de álbuns da prática de ensino são feitos durante os períodos entre fases do curso e o estágio. O trabalho culminante será uma tese focada no desenvolvimento de uma criança. Avaliações ao longo do curso serão feitas e uma avaliação final no fim dos estudos. O aluno tem até quatro anos depois do início do curso para completar todas as exigências do curso e receber o certificado de conclusão. Tempo prolongado pode ser concedida a critério dos administradores do curso e pode exigir renovação de estudos e custos adicionais.
Certificado:
Com o curso, estágio e trabalhos completados, o aluno receberá um certificado de conclusão do curso de formação Montessori reconhecido pela Montessori Accreditation Council for Teacher Education (MACTE) e a Organização Montessori do Brasil (OMB, omb.org.br). O CEMSP tem parceria com o Instituto Singularidades para este curso oferecendo horas de Curso de Extensão na Educação Montessori para a Educação Infantil, 3 a 6 anos.
Curso sem estágio receberá uma carta de participação das aulas académicas. Para obtenção do certificado de conclusão do curso, exige-se presença de 90% das horas/aula.
O próximo curso começará em janeiro de 2023. As inscrições abrirão dia 30 de julho de 2022.
Veja mais detalhes sobre o processo de admissões nesta página e no Manual do Estudante.
Fique atento ao site para mais informações sobre o curso.
click here for access to English
Curso de Formação
na Educação Montessori e Desenvolvimento Infantil (idades: 3 a 6 anos)
Este curso de formação do Centro de Educação Montessori de São Paulo foca na educação infantil, idades 3 a 6 anos. O curso está reconhecido pelo Montessori Accreditation Council For Teacher Education, MACTE, nos Estados Unidos. Procure mais informação a respeito no site: www.macte.org. Este curso é reconhecido pela Organização Montessori do Brasil (OMB), www.omb.org.br. O CEMSP também tem parceria com o Instituto Singularidades oferecendo certificado de curso de extensão..
Este curso é presencial.
Veja mais no Manual do Estudante.
Nossa Visão
... proporcionar um curso de formação inovadora que transforma o olhar e perspectiva profissional dos educadores sobre como crianças aprendem.
Nossa Missão:
O CEMSP considera a formação de professores da primeira infância uma responsabilidade profissional. Nosso objetivo: oferecer uma formação especializada para professores, focada no desenvolvimento humano e na aprendizagem nos primeiros anos da infância. Nós vemos a filosofia e a metodologia de Montessori como o caminho para esse fim. O foco prioritário de nosso trabalho é na formação de professores educados no desenvolvimento humano, reflexivo em sua prática e que têm um profundo conhecimento da filosofia e prática Montessori.
Vagas são limitadas e inscrições estão feitas através do site. Preferência de contato é por email pelo "contato." no site.
Público Alvo
Professores formados para a Educação Infantil ou o Ensino Fundamental; pedagogos e coordenadores.
Datas do curso de 2021/22: Fase 1: 5 - 17 de julho 2021
Fase 2: 3 - 15 de janeiro 2022
Fase 3: 4 - 16 de julho 2022
Investimento por módulo do curso: veja no menú Investimento.
Estrutura Geral do Curso: Todas as fases acontecem durante as férias escolares de janeiro e julho. As 3 fases do curso e um estágio de 400 horas são necessários para completar o curso.
Fase 1 - 100 horas, duas semanas de segunda a sábado, das 8h às 18h
12 horas de observação de classes e reflexões sobre a sala de aula
44 horas de aulas teóricas: desenvolvimento da criança, teorias de aprendizagem, filosofia montessoriana, histórico do ensino infantil,
técnicas de observação na sala de aula
34 horas de técnicas em currículo: vida prática, educação sensorial, artes
10 horas de trabalho prático com material de ensino
Fase 2 – 100 horas, duas semanas de segunda a sábado, das 8h às 18h
12horas de observação de classes e reflexões sobre a sala de aula
24 horas de aulas teóricas, administração de classe, autoconhecimento, filosofia da educação Montessori
6 horas de técnicas em currículo: educação musical
48 horas de técnicas em currículo: linguagem e matemática
10 horas de trabalho prático com material de ensino
Fase 3 – 100 horas, duas semanas de segunda a sábado, das 8h às 18h
12 horas de observação de classes e reflexões sobre a sala de aula
25 horas de aula teórica: filosofia Montessoriana, fases de desenvolvimento, administração de classe, autoconhecimento
53 horas de técnicas em currículo: história, geografia, ciências e desenvolvimento motor
10 horas de trabalho prático com material de ensino e matemática avançada
Estágio:
O estudante precisa completar um estágio de 400 horas, dentro de uma sala de Educação Infantil Montessoriana aprovada pela direção do curso. Um diário de observações será entregue pelo estagiário mensalmente durante o transcurso do estágio.
Outros trabalhos exigidos:
Trabalhos de leitura, reflexão, observação de escolas, confecção de materiais e a confecção de álbuns da prática de ensino são feitos durante os períodos entre fases do curso e o estágio. O trabalho culminante será uma tese focada no desenvolvimento de uma criança. Avaliações ao longo do curso serão feitas e uma avaliação final no fim dos estudos. O aluno tem até quatro anos depois do início do curso para completar todas as exigências do curso e receber o certificado de conclusão. Tempo prolongado pode ser concedida a critério dos administradores do curso e pode exigir renovação de estudos e custos adicionais.
Certificado:
Com o curso, estágio e trabalhos completados, o aluno receberá um certificado de conclusão do curso de formação Montessori reconhecido pela Montessori Accreditation Council for Teacher Education (MACTE) e a Organização Montessori do Brasil (OMB, omb.org.br). O CEMSP tem parceria com o Instituto Singularidades para este curso oferecendo horas de Curso de Extensão na Educação Montessori para a Educação Infantil, 3 a 6 anos.
Curso sem estágio receberá uma carta de participação das aulas académicas. Para obtenção do certificado de conclusão do curso, exige-se presença de 90% das horas/aula.
Critério de Admissão
Os objetivos da CEMSP são de fornecer um programa de formação que se concentra na melhoria da prática educativa para professores Montessorianos e para professores, em geral, que desejam melhorar a sua prática na educação infantil.
Requisitos da inscrição de alunos para este programa de formação na educação infantil são:
O estudante deve ter concluído um diploma universitário, de preferência mas não exclusivamente em pedagogia.
O aluno é obrigado a fornecer dois números de contato como referência que não seja parente..
O candidato será entrevistado por diretores da CEMSP, ou um administrador de escola escolhido pela direção do curso.
A seleção dos candidatos será feita pela administração do curso baseado na informação fornecida.
Caso o candidato não atender a um ou mais dos requisitos de admissão publicados, uma entrevista pelos diretores, uma carta de intenção escrita pelo próprio punho, referências de árbitros e experiência documentada serão os fatores decisivos para discernir se o candidato será inscrito.
Na hora da abertura das inscrições o candidato vai achar a ficha de inscrição neste site.
Professores/Palestrantes
Coordenadoras:
Paige Geiger, Americana, residente no Brasil desde 1975; Mestrado em Educação, Boston State College; Bacharel em Educação, Pennsylvania State University, Estados Unidos; Diploma Montessoriano em educação infantil (três a seis anos) Meca Seton, Chicago, Estados Unidos; Diretora de Educação Infantil (1987-1993) e Fundamental 1995-2012) da Escola Graduada de São Paulo.
Marion Alice Wallis, Ed.D., Inglesa, residente no Brasil desde 1971; Doutorado em Educação, Universidade de Boston, Estados Unidos; Mestrado em Educação. Universidade de Michigan State, Estados Unidos; Bacharel em Educação, Universidade de Londres, Inglaterra; Diploma Montessoriano em educação infantil (três a seis anos) Meca Seton, Chicago, Estados Unidos. Diretora de Educação Infantil e Fundamental da Escola Americana de Campinas de 1990- 2006.
Instrutoras:
Leonie Coppelmans-Eussen, Holandesa, residente no Brasil desde 1979; Graduação em pedagogia, Unicamp, Campinas, Brasil; pos-graduação em administração financeira, Faculdade Cambury, Goiânia, Brasil, Cursando Mestrado em Secondary Education, Universidade de Alabama, Estados Unidos; Diploma Montessoriano em educação infantil (três a seis anos), Centro de Estudios de Educación, Mexico. Leonie é coordenadora do progama de ELL (English Language Learners) na Escola Americana de Campinas no Brasil. Atuou na capacitação de professoras de creches no desenvolvimento dos sentidos na Fundação Douglas Andriani, Campinas e foi responsável pela preparação da fundação da Cooperativa de Ensino e mantenedora do Colégio São Tomás.
Instrutoras Adicionais na Fase 1:
Cristiane Almeida, Brasileira, residente em São Paulo e professora de artes plásticas no ensino infantil e funadmental, atualmente, na Escola Graduada de São Paulo. Graduação em Artes Plásticas e Licenciada em Educação Artistica da Fundação Armando Alvares Penteado. Diploma Montessoriano em educação infantil (3 a 6 anos) pela Meca Seton, Chicago, Estados Unidos.
Vanessa Santos, Brasileira, residente no Brasil e professora de educação infantil; Graduação em Pedagogia, Diploma Montessoriano em educação infantil (três a seis anos) CEMSP, Sao Paulo, Brazil. Coordenadora pedagógica do Colégio Novo Alicerce, Sao Paulo.
Sheila Nogueira, residente no estado de São Paulo, graduada em Ciências Biológicas em 2006 e Pedagogia em 2017, cursando Pós-Graduação em Neurociência pelo Albert Einstein com previsão de conclusão em 2020, formada na educação Montessori em educação infantil três a seis anos pelo CEMSP em 2017. Experiências em escolas com agrupada 3 a 6 anos Montessori desde 2015. Professora da agrupada 3 a 6 anos na escola Circular localizada em São Paulo e consultora Montessoriana na Despertar Montessori auxiliando escolas e profissionais focados na Primeira Infância.
Instrutoras Adicionais na Fase 2:
Carolina Pelegrini, brasileira, residente em Campinas, formada em pedagogia em 2006, pos graduação em educação infantil na UNICAMP 2009, formado em Montessori pelo Centro de Educação Montessori de São Paulo em educação infantil três a seis anos (CEMSP) 2017. Experiência em escolas internacional e bilingue desde 2008. Professora Montessoriana da pre escola do Colégio Multiplo Kids de Campinas.
Valéria de Almeida Laura, Brasileira, residente em Campinas, S.P. e Coordenadora de Educação Infantil na Escola Montessori de Campinas; graduação em pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas e pós graduada em Psicopedagogia pela Universidade Dom Bosco. Formado em Montessori pelo Centro de Educação Montessori de São Paulo em educação infantil três a seis anos (CEMSP).
Olga Molina, Brasileira, residente em São Paulo e professora de música no ensino infantil e fundamental na Escola Graduada de São Paulo desde 1994. Especialista no Método Kodaly pela Danube Bend Summer University de Esztergom (Hungria) e em Musicoterapia pelas Faculdades Metropolitanas Unidas, SP. Destacam-se também em sua formação cursos sobre o Método Willems com Jacques Chapuis, Orff Schulwerk com Verena Maschat, Música para Bebés com Wakquiria Passos Claro e Josette Feres (Brasil) e Formação Musical para Crianças com Martine Barret (França). Estudou percepção musical no Conservatório Brooklin Paulista. É formada em Letras (português/inglês) pela PUC-SP e em piano pelo Conservatório Musical Paulistano. É diretora do Conservatório Musical Mozart (São Paulo) onde atua como Coordenadora dos Cursos de Formação para Professores de Música. Colaboradora do livro "Música na Escola"(MEC, 2012) Formação Montessori pelo CEMSP 2014.
Instrutores Adicionais na Fase 3:
Francine Pino: Brasileira, residente em São Paulo. Professora da Escola Senses em São Paulo, graduada em pedagogia, formação Montessori pelo CEMSP.
Gabriel Salomão, Brasileiro, residente em São Paulo. Fundador e professor do site Lar Montessori, Diretor Científico da Organização Montessori do Brasil.
Gisela Maldonado, Brasileira, residente em São Paulo e professora de Educação Física na Escola Graduada de São Paulo. Graduação na Educação Física na Universidade de São Paulo, pós graduação em Comunicação Journalistica p/Ciências e Educação pela Pontifica Universidade Católica, São Paulo.
Outros cursos no Brasil você encontrará no Rio de Janeiro (Escola Aldeia Montessori, contato: www.aldeiamontessori.com.br) e em Florianópolis (Centro Educacional Menino Jesus, contato: [email protected]. Para educação fundamental ( 6 a 12 anos): Escola Meimei no Rio de Janeiro, contato: www.meimeiescola.com.br. Vale a pena verificar as possibilidades nestes cursos.
O CEMSP é uma organização com oportunidades não discriminatórias. O CEMSP não discrimina com base em raça, cor, religião, origem nacional, sexo, idade ou deficiência na admissão, emprego ou o acesso às seus programas e atividades.